

TAREC
O Projeto Tratamento de Água e Reutilização de Efluentes Contaminados - TAREC, tem como objetivo desenvolver um método fácil, prático e inovador para reutilizar a água domestica para inúmeros fins
EQUIPE TAREC

Renato Moreira
Renato Moreira é um jovem Professor de Química na EEEP Antônio Rodrigues de Oliveira, no ano de 2019 iniciou junto a oito alunos a desenvolver pesquisas referente a água e seu tratamento, repelente com plantas exóticas e patologias crônicas, com ênfase na cidade de Pedra Branca - CE, sobre este ultimo estudo.
ENTREVISTAS
Com o intuito de levar conhecimento referente ao tema central do Projeto TAREC - A água - Os jovens Felipe Oliveira e Junior Azevedo participaram de uma entrevista a tevê Portal de Pedra Branca - CE, explicando e apresentando todos os métodos e técnicas empregadas no projeto. A entrevista que possui cerca de dez minutos pode ser acompanhada ao lado.
Após a entrevista para a tevê Portal de Pedra Branca Ceará, os alunos Felipe Oliveira e Neuclimar Junior foram convidados a participarem de uma entrevista para a página do Instagram do Jornal O Povo, onde falaram: "Preocupados com a escassez de água em seu município, estudantes do 2º ano do ensino médio da escola estadual Antonio Rodrigues de Oliveira desenvolveram sistema de tratamento com o objetivo de reutilizar águas poluídas e do esgoto, em Pedra Branca, região do sertão cearense. Felipe Oliveira, 17, explica que a iniciativa surgiu ao perceberem que, além da escassez de água na sua cidade, a poluição dificultava ainda mais o acesso à água potável. Preocupados com a saúde das pessoas, ele, seu colega Neuclimar Júnior, 16, e o professor de química, Renato Moreira, iniciaram o projeto para oferecer uma alternativa de tratamento de água com baixo custo para a população. O sistema funciona de forma simples, garantem os alunos. A água passa por uma série de processos que começa com a retirada dos resíduos sólidos, do óleo residual, e termina com a evaporação e condensação, tornando-a potável. "Com o óleo separado da água, pensamos em reutilizar os resíduos para transformá-los em sabão e combustível, para ser utilizado no dia a dia", acrescenta Neuclimar Júnior."
Na entrevista os meninos alcançaram proporções que o grupo TAREC não imaginava, onde tiveram a oportunidade de receber várias mensagens de apoio para a pesquisa e também pessoas curiosas para sanar dúvidas, todas foram atendidas e sanadas. Posteriormente a matéria saiu no site oficial devido as proporções terem sido tão grandes.